segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pensamento Sabotador - O grande vilão

Bom dia, queridas e queridos!

Como foram de final de semana? Muitas "escapadinhas"? Muitas fraquejadas? Espero que não!

Hoje eu não vou dar nenhuma receita, nem falar de comida. Vou falar sobre o assunto que me foi mais importante durante a minha participação no reality. Trata-se do "pensamento sabotador". Sabem o que é isso? Não! Então vamos lá.

Vou ilustrar com um exemplo hipotético mas, qualquer semelhança com  a realidade é mera coincidência.

Um obeso resolve, motivado por qualquer razão, fazer uma dieta, ou entrar num processo de reeducação alimentar. No começo, todos sabemos, sentimos muita fome, aliás o correto é vontade de comer (tema pra outra discussão), e aí passamos pela cozinha e vemos aquelas guloseimas que adoramos comer e pensamos "ah, só um pouquinho não vai fazer mal" - Esse é o pensamento sabotador mais comum.
Entendam que, para um gordo em processo de emagrecimento, comer errado faz mal sim, pois uma garfada de algo doce, salgado ou gorduroso, pode retardar o processo em uma semana. "Marcão, uma garfada?! Sim, uma garfada". Pensem que, enquanto estamos em processo de emagrecimento, comer o que queremos, ou na quantidade que desejamos, faz mal.

No programa, aprendi a comer sem sal, sem açúcar, sem gordura e sem farinha branca. Queridos, esse é o caminho da luz - rs. Esses itens são vilões pra nós. Cada um por um motivo e todos porque engordam.

Ainda sobre o pensamento sabotador; Nós, gordos, sempre arrumamos um motivo pra sair da dieta, ora porque estamos tensos, ora porque estamos alegres, enfim... tudo isso é desculpa, ou pensamento sabotador. Nada pode te desmotivar. Tem que manter o foco sempre! Quando você tiver um acesso de pensamentos sabotadores, seja lá quais forem, lembre-se da frase "Eu estou emagrecendo e não posso fraquejar".

IMPORTANTE: O seu peso ideal não é, necessariamente, aquele em que você se sente bem, ou bonito, etc... O seu peso ideal é aquele que o seu médico disser. Geralmente, para mulheres, estará em torno dos centímetros da sua altura, isto é, se você tem 1,60m de altura, seu peso ideal seria 60Kg aproximadamente. Homens, eu não sei. Lembrem-se de consultar um médico antes de fazer qualquer dieta. Revistas não são uma boa fonte de informação para isso.

EU NÃO SOU MÉDICO, APENAS PASSO A VOCÊS O QUE APRENDI NO PROGRAMA.

Obrigado Dra. Vanessa Carminatti (psicóloga do Além do Peso)

2 comentários:

  1. Amei saber sobre o pensamento Sabotador...é a mais pura verdade. Continue compartilhando as suas dicas, pois, elas são excelentes para que possamos tirar nossas dúvidas. bjos

    ResponderExcluir
  2. Verdade..só uma garfada..e se perde uma semana. Obgdo pela dica.

    ResponderExcluir